Aprenda robótica com o robô UNO

Plataforma completa para montar e programar seu próprio robô móvel.

Studio UNO

Ambiente de programação amigável e gratuíto

O Studio UNO é o ambiente que permite a programação do robô UNO e o que a torna fácil e divertida. Possui interface moderna, em português e inglês.

Foi desenvolvido e é mantido pela UNO Robótica a partir da linguagem de programação educacional Scratch, do MIT Media Laboratory. Baseia-se no modelo de programação por blocos, onde o usuário cria seu programa ao arrastar comandos para a área de programa, criando sua lógica ao encaixar diferentes blocos entre si. É adequado para alunos a partir dos 8 anos de idade.

O Studio UNO é gratuíto e pode ser utilizado livremente.


Baixe o Studio UNO

Monte seu programa

Arraste e encaixe blocos na área de programa

Com a interface drag-and-drop (arraste e solte) baseada no reconhecido Scratch do MIT, programar o robô UNO é fácil e divertido. Arraste os blocos de comando das diversas categorias disponíveis, encaixando-os uns nos outros na área de programa, formando pilhas para criar a seqüência de execução do seu programa.

Com centenas de blocos de comandos disponíveis, é possivel programar o robô UNO sem precisar digitar uma linha de código sequer, eliminando problemas de sintaxe e semântica.

Usuários avançados podem importar bibliotecas de código existentes e usar diretamente os registradores do microcontrolador. Também é possível digitar comandos diretamente na linguagem C.


Baixe o Studio UNO

Simulação e Depuração

Ferramentas profissionais a disposição

Simulação e depuração são ferramentas usadas para encontrar e eliminar erros em um programa. Esses erros também são conhecidos como bugs e o processo de encontrá-los chama-se debug.

Assim, as ferramentas de simulação e depuração do Studio UNO são recursos que podem ser usados para verificar o funcionamento do programa.

Enquanto o programa está sendo simulado, podemos usar o depurador para inspecionar o conteúdo das variáveis, simular as entradas e saídas, acompanhar passo a passo a execução de cada bloco de comando, parar o processamento em um determinado bloco e visualizar o estado do controlador no simulador.


Baixe o Studio UNO

Compilação e Gravação

Recursos integrados ao ambiente

Para que o robô compreenda o que deve fazer é necessário traduzir o programa em uma linguagem compatível com a do controlador. Este processo chama-se compilação: processo de tradução de um programa feito em linguagem de alto nível (no caso, uma linguagem de blocos) para um código em linguagem de máquina.

No Studio UNO a compilação é automática e envolve as seguintes etapas: um arquivo em linguagem C é gerado a partir dos blocos de comando. Após, este arquivo .C é compilado gerando o código de máquina em um arquivo com extensão hex.

Após a compilação, o programa é transferido para a memória do robô UNO através da conexão USB, para ser executado.


Baixe o Studio UNO

UNObox

Baixe e compartilhe programas

O UNObox permite guardar e compartilhar programas criados no Studio UNO através da internet. Ao enviar seus programas para o UNObox, eles se tornam acessíveis para você em qualquer computador conectado à internet. Você também pode divulgar seus programas tornado-os públicos, o que permite que outros usuários baixem, utilizem e modifiquem o programa, sempre mantendo os créditos da criação. Isso permite que outros usuários experimentem os programas e compartilhem idéias e melhorias. O envio dos programas para o UNObox é totalmente integrado ao Studio UNO.

Além de guardar e compartilhar seus programas, o UNObox também permite recuperar versões anteriores seus programas.

Para acessar o UNObox é necessário possuir uma conta gratuíta no site. Para registrar-se, clique aqui.


Baixe o Studio UNO

Robô UNO

Plataforma completa para o aprendizado da robótica

Com o robô UNO você aprende robótica, eletrônica e programação de modo fácil e prático.

Possui chassi em acrílico, dois motores com redução interna, pneus de borracha, LCD de 32 caracteres, alto falante tipo buzzer, cinco teclas programáveis, controle remoto IR e um bumper dianteiro com dois sensores de toque independentes para detectar obstáculos.

O robô pode ser programado na linguagem C (MPLAB - HITEC PICC18) ou no Studio UNO (ambiente gráfico gratuíto baseado no Scratch do M.I.T, onde o usuário "monta" seu programa como se estivesse encaixando peças).