Movimento

Selecione a categoria Controle e arraste um bloco rotina principal para à área de programa.

Todo programa deve começar com este bloco e só deve haver um bloco deste tipo no programa.

Depois, selecione a categoria Movimento e arraste um bloco acione motores para frente, encaixando-o no bloco rotina principal.

Clique no botão para compilar e gravar seu programa no robô UNO.

Atenção
Se o indicador estiver na cor vermelha, significa que o robô UNO não está comunicando com o Studio UNO. Conecte o robô na porta USB para estabelecer a comunicação.

O Studio UNO pedirá para salvar o projeto. Clique no botão sim e a janela ao lado será mostrada.

Digite o nome do arquivo e clique em OK.

O Studio UNO compilará e gravará o programa no robô UNO. Ao terminar de gravar, o robô será reinicializado. Pressione a tecla <ENTER> no teclado do robô para executar o programa.

Lembre-se
Para que os motores serem acionados é necessário que a alimentação do robô UNO seja feita pelas pilhas. Deste modo, a porta USB do computador é protegida de eventuais sobre cargas.
Atenção
O Display de LCD ficará apagado. Não se preocupe, pois nosso programa não possui nenhum comando relacionado ao display. Nas próximas atividades, usaremos os comandos do display.